quinta-feira, 5 de março de 2015

QUEM ESTÁ NO "NÍVEL J. J. WATT" DE FUTEBOL AMERICANO?



   É difícil comparar com outras épocas, mas poucas vezes me lembro de um jogador atingir um nível tão alto na Liga, não só em algumas partidas, mas em duas temporadas consecutivas. Justin James Watt, ou "J. J. Watt, vem sendo o jogador mais dominante da NFL nos últimos anos e, com isso, um level de jogo "JJ WATT" foi criado. Isto realmente pode ser afirmado? Algum outro jogador também faz parte deste nível? 


Para ler a matéria completa, clique em MAIS INFORMAÇÕES - abaixo


   Analisar as estatísticas do melhor defensive end da National Football League nas últimas temporadas realmente torna-o, não apenas o maior em sua posição, mas sim em toda a Liga. JJ Watt teve 78 tackles, 20.5 sacks, 4 fumbles forçados, uma interceptação e 5 touchdowns na última temporada. A marca de sacks fez Watt se tornar o primeiro defensor na história do jogo a conseguir 20/+ sacks em duas temporadas na carreira. Além disso, dos cinco TDs anotados pelo camisa #99, 3 (!!!) foram recebendo passes e outros através de retornos de fumbles e INT. 


   Para se ter uma noção dos números absurdos de "JJ", veja isto. Nas devidas proporções, comparando ele com Bruce Smith, jogador que mais sackou quarterbacks na história da NFL (200), o atual jogador do Houston Texans leva vantagem se contarmos apenas as quatro primeiras temporadas. Smith, no período 1985 a 1988, totalizava 44.5.  Desde quando entrou na NFL, em 2011, Watt totaliza 57 sacks. Um monstro!

   Um fato ocorrido após a partida entre Steelers e Colts pela semana 8 da última temporada foi responsável pela ideia deste post. Após a vitória de Pittsburgh na semana 8, Mike Tomlin, head coach da equipe, ficou empolgado com a atuação de Antonio Brown (10 rec.; 133yds e 2 TD) e declarou em uma entrevista coletiva à imprensa: "Antonio está jogando "naquele" nível como wide receiver, um nível "tipo- JJ Watt"". 

   Aaron Rodgers chegou a ser considerado imbatível atuando no Lambeau Field mas, por questões físicas, teve seus problemas contra boas defesas. Antonio Brown foi o melhor wide receiver da temporada 2014, terminou-a com 129 recepçõs, 1698 jardas e 13 touchdowns marcados. Olhando outras excelentes temporadas de receivers, esta de Brown não passa a ser apenas uma "explosão" de um jogador? O camisa #88 de PIT não foi tão impecável assim...

   Continuando. DeMarco Murray, até a semana 9, era cogitado para quebrar o recorde de jardas em um único ano e foi apontado como favorito ao prêmio de MVP até um certo ponto. Mas caiu de produção e terminou a temporada "em baixa". O jovem Luke Kuechly teve mais uma temporada muito boa e liderou a Liga em tackles, 153. Mesmo assim, nos outros fundamentos, não foi tão brilhante. 

   É complicado comparar jogadores, ainda mais em posições diferentes; mas é válido afirmar que nenhum jogador, em suas respectivas posições, é tão dominante quanto JJ Watt.

    Sobre a declaração de Tomlin citada acima, considero-a verdadeira. Se Antonio Brown Brown não estiver no mesmo nível de Watt, é o jogador que mais esteve próximo de tal na temporada passada. 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário