sexta-feira, 5 de junho de 2015

AS CINCO MELHORES CLASSES DO DRAFT DOS ÚLTIMOS 25 ANOS



   Um dos eventos mais aguardados no futebol americano é o dia do draft, quando os jogadores universitários começam a escrever seu futuro na NFL. Enquanto aguardamos o começo da temporada 2015, vamos analisar quais foram as melhores classes de draft dos últimos 25 anos na liga, levando em conta Pro Bowls, All-Pro teams e o impacto no jogo.

Para ver a ordem das classes, clique em MAIS INFORMAÇÕES - abaixo.


Por Caio Miari
  1. 2001

    - Hall of famers: nenhum
    - A caminho HOF: LaDainian Tomlinson, Steve Hutchinson e Drew Bress
    - Outros jogadores de destaque: Michael Vick, Justin Smith, Richard Seymour, Santana Moss, Reggie Wayne, Todd Heap, Chad Johnson, Kyle Vanden Bosch, Kris Jenkins, Matt Light, Shaun Rogers, Adrian Wilson e Steve Smith.
    - Quantos jogadores foram, pelo menos, a um Pro Bowl? 34



    É impossível lembrar-se do draft de 2001 e não citar a troca feita entre Atlanta Falcons e San Diego Chargers. Enquanto Atlanta ficou com a primeira escolha geral, San Diego teve, em troca, duas escolhas que entrarão no Hall da Fama. Nessa primeiríssima seleção, os Falcons optaram por Michael Vick. Os Chargers, por sua vez, foram atrás de LaDainian Tomlinson e Drew Brees. L.T se tornou um dos maiores running backs da história do jogo, enquanto Brees foi parar no New Orleans Saints e foi MVP do Super Bowl XLIV por lá. 

    Michael Vick até seus momentos de glória e é considerado, para muitas pessoas, o melhor quarterback correndo com a bola de todos os tempos. Contudo, teve problemas extra-campos e hoje tenta ser titular em alguma franquia. 

    Dê uma olhada ainda nos outros jogadores desta classe. Muitos deles dominaram suas épocas quando estavam em seus auges, como Steve Hutchinson. Além disso, Reggie Wayne e Steve Smith devem gerar um debate interessante durante as votações de decisão para o Hall da Fama. 


  2. 2007

    - Hall of famers: nenhum 
    - A caminho HOF: Calvin Johnson, Joe Thomas, Adrian Peterson, Patrick Willis e Darrelle Revis.
    - Outros jogadores de destaque: Marshawn Lynch, Jon Beason, Joe Staley, Eric Weddle, Ryan Kalil, Jacoby Jones e Marshal Yanda. 
    - Quantos jogadores foram, pelo menos, a um Pro Bowl? 33

    Chega a ser paradoxal quando consideramos a classe de 2007 em segundo dessa lista. Isso porque não podemos nos esquecer da primeira escolha geral daquele ano, dos Raiders: JaMarcus Russell - um dos (ou o maior) bust(s) de todos os tempos. Em contrapartida, o restante teve um futuro bem diferente. A partir da segunda escolha (C. Johnson) até a 14ª (D. Revis), podemos argumentar facilmente que tivemos os melhores jogadores em suas respectivas posições. Thomas, Peterson, Willis... É uma baita lista!

    Sei que muitos podem ter ficado em dúvida se esse Jacoby Jones (citado acima) é aquele mesmo que brilhou no título recente do Baltimore Ravens em 2012. É ele mesmo. Jones foi draftado pelo Houston Texans, mas prosperou nos Ravens; é impossível falar do SB XLVII e não se lembrar do WR. 


  3. 1996

    - Hall of famers: Jonathan Ogden 
    - A caminho HOF: Ray Lewis, Marvin Harrison, Brian Dawkins e Terrell Owens.
    - Outros jogadores de destaque: Tedy Bruschi, Zach Thomas, Eddie George, Lawyer Milloy, Mike Alstott, Keyshawn Johnson, La'Roi Glover.
    - Quantos jogadores foram, pelo menos, a um Pro Bowl? 33

    Esta classe também é conhecida por ter sido a última que não tivemos quarterback selecionado na primeira rodada. Entre os destaques, temos como principal o Baltimore Ravens. A franquia draftou, na primeira rodada, Ogden - que já está no HOF - e Ray Lewis - irá ao HOF assim que estiver elegível. Por isso, a classe de 96 dos Ravens está nas discussões das melhores da história da NFL. 

    O draft de 1996 foi um modelo a ser seguido no quesito receivers. Começando pela primeira escolha geral dos Jets, Keyshawn Johnson. Com ele, mais quatro wide receivers ainda foram escolhidos na 1ª rodada: Terry Glenn, Eddie Kennison, Eric Moulds e Marvin Harrison. Mais tarde, ainda tivemos Terrell Owens (terceira rodada) e Brian Dawkins (segunda rodada), o qual foi um dos melhores safeties da Liga por muitos anos.  


  4. 2004

    - Hall of famers: nenhum
    - A caminho HOF: Ben Roethlisberger
    - Outros jogadores de destaque: Eli Manning, Phili Rivers, Larry Fitzgerald, Vince Wilfork, Sean Taylor, Bob Sanders, Darnell Dockett, Shaun Phillips, Steven Jackson, Jared Allen, Michael Turner, Jason Peters (não draftado) e Wes Welker (não draftado). 
    - Quantos jogadores foram, pelo menos, a um Pro Bowl? 33 

    Assim como o draft de 2001, o de 2004 ficou marcado por uma troca envolvendo a primeira escolha e o San Diego Chargers. Desta vez, Eli Manning foi draftado pelos Chargers e, logo em seguida, trocado com o New York Giants, que mandou Philip Rivers e mais outras três escolhas para San Diego. A escolha do Pittsburgh Steelers, B. Roethlisberger, fez a classe de 2004 ser a primeira na história da Liga a produzir dois quarterbacks que venceram múltiplos Super Bowls. 

    Com exceção de Robert Gallery (2ª escolha geral dos Raiders), sete dos oito primeiros jogadores selecionados se tornaram Pro Bowlers.


  5. 2011

    - Hall of famers: nenhum
    - A caminho HOF: J. J. Watt 
    - Outros jogadores de destaque: Richard Sherman, Cam Newton, Von Miller, Colin Kaepernick, Marcell Dareus, A. J. Green, Patrick Peterson, Julius Jones, Tyron Smith, Robert Quinn, Ryan Kerrigan, Torrey Smith, Randall Cobb, Justin Houston, DeMarco Murray.
    - Quantos jogadores foram, pelo menos, a um Pro Bowl? 23 

    Mesmo sendo muito recente, o draft 2011 já pode ser considerado um dos melhores de todos os tempos e está a caminho para subir ainda mais nessa lista. J. J. Watt é o jogador mais dominante da atualidade e continua colecionando recordes. 

    Doze dos primeiros dezesseis jogadores draftados foram ao Pro Bowl. Além disso, esse draft produziu o líder de 2014 em jardas terrestres (D. Murray) e sacks (J. Houston). 

    Um dos fatores que impede esta classe de ser ainda mais espetacular são os quarterbacks da primeira rodada, além de C. Newton. Jake Locker já se aposentou. Blaine Gabbert está de volta aos Jaguars e aparenta ser um backup para o resto de sua carreira. Christian Ponder já foi substituído por outro QB de 1ª rodada (Teddy Bridgewater - 2014). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário